- Os autores deverão remeter os respectivos textos por via eletrónica para o e-mail
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
- A totalidade dos textos submetidos serão objecto de avaliação pelo Conselho Editorial da Revista Electrónica de Fiscalidade da AFP.
- No caso de sujeição do artigo a peer review devem ser indicados dois especialistas independentes e anónimos (double blind peer review), com recurso a dois reputados associados da AFP a título anónimo da lista do Conselho Geral e Científico da AFP que aceitem esse encargo ou a reputados fiscalistas que sejam associados da AFP há mais de 10 anos que se prestem, graciosamente, a esse encargo, sendo necessariamente um dos peer review será membro do Conselho Científico da AFP.
- No caso de peer review, os reviewers terão em conta, na avaliação do texto, a actualidade e o interesse do tema tratado, a clareza e a correcção da exposição, a análise da jurisprudência e da legislação relevantes e o cumprimento das normas de estilo abaixo descritas.
- Os reviewers deverão pronunciar-se num de dois sentidos: (i) positivo; (ii) negativo; (iii) a reformular. No último caso, o reviewer indicará, em texto não superior a 10 linhas, os aspectos a reformular no artigo.
- Sempre que o reviewer se pronuncie, no relatório de avaliação, pela reformulação dos artigos, deverão os autores ser convidados a reformular o texto de acordo com as directrizes
- Para não perverter o anonimato subjacente ao sistema de double blind peer review, os autores de artigos submetidos para publicação deverão evitar citações ou remissões que revelem a identidade do autor do texto (e.g. “cfr. a nossa obra [__]”; “conforme já por nós defendido em [ ]”). Quaisquer obras dos próprios autores dos artigos submetidos deverão ser citadas, referidas e identificadas nos mesmos termos em que terceiros são citados, referidos e identificados.
- Os artigos deverão ser escritos, preferencialmente, em língua portuguesa ou inglesa.
- Nos respectivos artigos, deverá ser identificado o autor e, em rodapé, o respectivo endereço electrónico, bem como, se assim o entender o autor, as instituições/sociedade/firma onde este exerce a sua actividade.
- A extensão indicativa dos artigos é de 15.000 palavras, sendo que a Revista acolhe a publicação de artigos mais extensos sujeita à aprovação do Conselho Editorial (ou Comissão Instaladora). A extensão mínima é de 4.000 palavras (cerca de 12 páginas, letra 12, espaçamento 1,5).
- O título do artigo deverá constar em português e inglês.
- O autor deverá elaborar um abstract em português e inglês com o máximo de 150 palavras e, também, indicar 5 palavras-chave/keywords em português e inglês.
- O artigo deverá principiar por um sumário contendo as divisões, subdivisões e alíneas compreendidas nos temas a tratar.
- O texto deverá ser apresentado em formato word, fonte Times New Roman, letra 12, espaçamento 1,5.
- As notas de rodapé serão igualmente em fonte Times New Roman, letra 10, espaçamento simples.
- A divisão do texto será realizada em números (1., 2., 3., etc.), sub-números (1.1., 1.2., 1.3., etc.) e alíneas (a), b), c), etc.).
- O autor é livre de adoptar, ou não, o novo acordo ortográfico nos textos a publicar em português.
- Os textos deverão incluir hyperlinks para legislação indicada (g., sítio do Portal das Finanças para códigos tributários) e bibliografia citada que se encontre disponível online (incluindo para artigos científicos publicados em anteriores números da Revista Eletrónica de Fiscalidade da AFP).
- É da responsabilidade dos autores assinalar os conteúdos referidos no texto que, por se encontrarem disponíveis online, possam ser objecto de um hyperlink. Para o efeito, deverão utilizar as caixas de comentários do Word.
- Os autores poderão sugerir a inclusão de vídeos nos textos a publicar (ex: um debate parlamentar de proposta ou projeto de lei, uma declaração pública de um responsável político, intervenção em conferência sobre fiscalidade, um acontecimento que permita identificar o tipo de problemas que o artigo aborda, etc). Para o efeito deverão enviar, conjuntamente com o texto, um link para acesso ao vídeo, no caso de o mesmo estar disponível na Internet.
- As palavras em língua estrangeira diferente da do texto, incluindo em latim, devem constar em itálico, sem aspas.
- A transcrição de passagens de textos de autores terceiros deve constar entre aspas. O tipo de aspas será o seguinte: («…»). Caso o Autor citado utilize aspas no conteúdo da transcrição, dever-se-á utilizar outro tipo de aspas para iniciar e acabar a transcrição, a saber: (“…”);
- A citação de ordinais (e.g., 3.º) ou a referência abreviada a “número” (“n.º”) deve ser sempre com “.º”.
- A palavra artigo (no singular ou no plural) deverá ser escrita por extenso, ao invés de “art.”. Na citação do conteúdo de um artigo, deve seguir-se a seguinte formatação: «a alínea a) do n.º 1 do artigo 10.º do Código do IRS [dispõe/prescreve, etc.] (…)».
- Na alusão a Códigos (e.g. Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas), deverá utilizar-se a “Código do IRC” e não “CIRC”. Sendo caso de a referência se repetir no texto, pode indicar-se, na primeira referência por extenso, a seguinte passagem “doravante [acrónimo]”. Ex: «doravante “Código do IRC”».
- A citação de manuais/monografias de autores far-se-á do seguinte modo: [nome do autor em SMALL CAPS], [obra em itálico], [volume, sendo caso disso], [tomo, sendo caso disso], [edição], [local de impressão], [ano de publicação], [página ou páginas]. Ex: Jorge Lopes de Sousa - Código de Procedimento e de Processo Tributário – Anotado e Comentado, I, 6.ª ed., Áreas Editora, 2011, pp. 100 ss..
- o volume deve ser assinalado em numeração romana, seguido, quando existam tomos dentro desse volume, de numeração árabe, separados por um hífen (ex: II-1);
- caso se trate de uma reimpressão, tal nota (“reimpr.”) deverá vir no fim da citação, antes da indicação das páginas;
- no início de cada nota de rodapé, deverá constar um espaçamento (tab);
- tratando-se de vários autores, em número inferior a três, deverão ser assinalados os nomes de todos, separados por uma barra: [nome do autor em small caps] [espaço] [barra] [espaço] [nome do autor em Small Caps] – e. g., Diogo Freitas do Amaral / Maria da Glória Garcia;
- quando forem indicados mais de três AA., deve utilizar-se apenas o nome do primeiro, seguido da referência “et alii” ou “et al.”, sem small caps e em itálico. Ex: Diogo Leite de Campos et al. - Problemas Fundamentais de Direito Tributário (…);
- a citação de uma página é assinalada com “p.” e de várias páginas com “pp.”, sendo que, no caso de um intervalo de páginas, deverá ser indicado “pp. 24-51”;
- quando, na citação de páginas, se quiser introduzir a referência a “e seguintes”, deverá ser utilizada a fórmula “ss.”;
- a partir da segunda citação do mesmo texto, poderá este ser assinalado abreviadamente, apenas com a(s) primeira(s) palavra(s) do título, sem reticências. Ex: Jorge Miranda - Manual, IV, pp. 100 ss..
- A citação de artigos publicados em revistas científicas far-se-á do seguinte modo: [nome do autor em Small Caps], [título do artigo entre aspas], [nome da revista em itálico], [volume da revista, sendo caso disso], [número da revista, sendo caso disso], [ano de publicação], [página ou páginas]. Ex: Saldanha Sanches - “O novo processo tributário”, Cadernos de Ciência e Técnica Fiscal, 361, 1991, pp. 165-182.
- A citação de artigos em obras coletivas far-se-á do seguinte modo: [nome do autor em Small Caps], [título do artigo], [in], [nome da obra colectiva em itálico], [volume da obra colectiva, sendo caso disso], [local de impressão], [ano de publicação], [página ou páginas]. Ex: Ana Paula Dourado – “Tributos fora do Estado de Direito - ou o que Fazer Quando a Constituição Não Chega e o Acto Claro é Ignorado”, in Estudos em Memória do Prof. Doutor J.L. Saldanha Sanches, IV, Coimbra, 2011, pp. 851-878.
- A citação de textos jurisprudenciais far-se-á do seguinte modo: [Acórdão do (tribunal)]; [data do acórdão pela seguinte ordem: dia.mês.ano], in [colectânea de jurisprudência], [volume da colectânea de jurisprudência, sendo caso disso], [data da publicação do volume da colectânea de jurisprudência], [página ou páginas]. Ex: Acórdão do STJ de 20.06.1995, in BMJ, 448, 1995, pp. 371-377.
- A citação de textos jurisprudenciais disponíveis online far-se-á do seguinte modo: [Acórdão do (tribunal)]; [data do acórdão]; [indicação de motor de pesquisa]: Ex: Acórdão do STA de 11.09.2013, pesquisável em http://www.dgsi.pt. O autor deve conjuntamente com o texto enviar o hyperlink para acesso online à decisão.